A preocupação com o meio ambiente está fortemente presente nas pautas diárias. Para todas as áreas da vida, existe uma denominação diferente e no meio corporativo nos deparamos com a sustentabilidade empresarial. Mas, você sabe o que de fato é e como ela pode impactar nos negócios?

O termo nada mais é do que o conjunto de ações adotado pelas empresas a fim de usar seus recursos de forma mais consciente no ponto de vista ecológico. A intenção é alinhar o desenvolvimento do trabalho ao respeito ao meio ambiente e à sociedade. Por isso, tem um grande peso no momento de tomada de decisões estratégicas nas organizações.

Os desafios impostos por essa prática não são poucos, mas, em médio e longo prazo os ganhos negociais e sociais são expressivos. Acompanhe alguns dos benefícios que podem ser alcançados!

Redução de custos

Toda vez que um empresário é persuadido a implementar algum programa de sustentabilidade dentro da empresa, a primeira coisa que tende a passar pela sua cabeça é a quantidade de gastos que isso pode gerar. Mas essa ideia não poderia ser extremamente equivocada: a maior parte das práticas sustentáveis requer apenas algumas mudanças de hábito.

É preciso começar pela economia de insumos, energia e água. Além disso, atitudes como a reutilização da água, a compostagem e a reciclagem colaboram muito para a redução dos custos de produção. Em longo prazo, essas ações podem ser convertidas em ganhos financeiros.

Melhora na imagem da empresa perante o mercado

Se engana quem pensa que o alto desempenho e a sustentabilidade não podem andar juntos. Além de formarem uma dupla imbatível, ajudam muito a destacar a imagem das empresas no mercado. Isso ocorre porque a combinação qualidade empresarial e preocupação socioambiental é bem-vista por todos. A cada dia que passa, ganham mais respeito da sociedade as empresas envolvidas em projetos que diminuem o impacto no meio ambiente, elevando o nível de conforto e bem-estar das comunidades ao seu redor.

Quanto maior o engajamento e a demonstração de sensibilidade aos problemas ecológicos, mais positiva será a imagem da marca. As pessoas estão mais exigentes, preocupadas e vigilantes na hora de escolher seus parceiros ou bens de consumo. Há sempre uma predileção por excelência nos processos acompanhada de uma conduta ecologicamente correta.

Transformação da cultura da empresa

É fundamental promover ações que fomentem um pensamento mais consciente por parte dos colaboradores da companhia. Quando um funcionário percebe que seu trabalho faz parte de algo mais significativo, de real valor para ele e para a comunidade, seu engajamento com os resultados tende a aumentar e melhorar.

Sentir orgulho daquilo que se produz, sabendo que será algo benéfico para todos motiva muito mais. Sabemos que o consumidor final é importante e impulsiona os negócios para frente, porém, o público interno deve estar com o coração no trabalho.

Portanto, é sempre bom lembrar-se de desenvolver ações que possam aprimorar a consciência ambiental e colaborativa do seu time. Só assim as coisas fluem bem e com bons resultados.

Expansão das oportunidades de negócio

Conforme já discorremos antes, é fato que a sustentabilidade já passou a representar um pré-requisito em muitas negociações entre empresas e é provável que essa ligação se torne cada vez mais estreita com o passar do tempo.

Existem fundos de investimento que só aplicam em companhias comprometidas com o meio ambiente, portanto, ao se mostrar ecologicamente adequada toda empresa amplia seu potencial de aceitação e crescimento, automaticamente.

É importante esclarecer, ainda, que essa conduta não está restrita a determinados ramos de negócio, qualquer segmento pode e deve se aliar a esse movimento. Muitos já perceberam o inevitável: se os novos negócios não contemplarem os aspectos que envolvem bem-estar social, econômico e sustentável correrão o sério risco de serem esquecidos pelos consumidores.

Essas reflexões nos dão a certeza de que a sustentabilidade empresarial precisa ser vista como algo indispensável e colocada no topo das prioridades das organizações. Dessa forma, será possível colher resultados favoráveis, criar mais competitividade no mercado e melhorias na qualidade de vida para todos nós.

Se você também está engajado nessas ideias, confira todo o conteúdo produzido assinando nossa newsletter.

O post SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: POR QUE ELA É IMPORTANTE PARA SEU NEGÓCIO? apareceu primeiro em Blog | Premier do Brasil.

Source: Blog Posts