Hoje, sabemos que quanto mais a tecnologia evolui, maiores são as chances de uma empresa crescer, desde que essas inovações estejam em dia. A manutenção correta das ferramentas de apoio é fundamental para garantir o bom andamento das tarefas diárias. Lidar com a depreciação de equipamentos de informática é o caminho mais curto para travar a rotina de trabalho de toda a equipe.
Uma das consequências mais desastrosas decorrentes do uso de aparelhos obsoletos são os danos que as organizações enfrentam em diversos aspectos, sobre os quais falaremos a seguir. Fique com a gente e confira!
Redução da produtividade
Sem dúvida alguma, toda empresa que oferece boas condições e instrumentos de trabalho em perfeito funcionamento, terá uma produtividade muito melhor. Reclamações sobre dificuldades de rendimento em ambientes corporativos cujas máquinas já estão obsoletas são extremamente comuns.
A tecnologia atualizada garante facilidade e agilidade em tudo, além de auxiliar rapidamente os colaboradores nas tarefas de armazenamento e localização de informações, o que contribui enormemente com o fluxo de trabalho.
Máquinas antigas são mais lentas e demandam uma manutenção igualmente demorada, exigindo mais correções, solicitações para assistência técnica e atualizações com muito mais frequência que aparelhos modernos. A partir de quatro anos, os computadores passam a custar mais horas de produtividade em função de reparos, atualizações, manutenção e correções críticas de segurança.
Aumento dos custos com energia
Equipamentos sem manutenção adequada consomem mais energia que o habitual e isso, com certeza, traz reflexos na conta de energia. Além disso, deixar as máquinas depreciarem pode resultar em uma consequência ainda mais onerosa: a necessidade de fazer uma compra de novos maquinários, já que os antigos deixam de funcionar e, muitas vezes, não têm mais possibilidade de conserto.
Gastos com manutenção
Tecnologia ultrapassada custa muito caro e não difere muito de qualquer outro bem de consumo, como uma casa ou um carro antigo. A única diferença essencial é que equipamentos eletrônicos ficam ultrapassados em um ritmo bem mais acelerado.
Quando um computador ou uma impressora começa a manifestar problemas por antiguidade e desatualização, a frequência para manter o funcionamento em dia aumenta continuamente. Por isso, os custos para fazer os reparos incluem, não apenas a troca de peças, mas também, a perda de tempo, a interrupção do andamento do trabalho e outros dissabores.
Perda da competitividade
Quando uma empresa começa a comprometer sua força de trabalho e o tempo dos colaboradores com equipamentos obsoletos, não é apenas a produtividade que cai, mas, tudo o que envolve as tarefas diárias, principalmente a criatividade e o impulso para promover inovação entre os membros da equipe.
Toda organização perde se não investir em tecnologia, já que ferramentas novas sempre apresentam funcionalidades inéditas e surpreendentes, que tendem cada vez mais otimizar os processos e simplificar as tarefas. Vale lembrar que os projetistas desses produtos estão o tempo todo de olho no futuro e em possibilidades que, sequer, imaginamos.
Um bom exemplo do que estamos falando é o Big Data, que está interferindo nas estratégias de negócio com análises e tomadas de decisões apoiadas em volumes de dados extensos. Isso seria efetivamente impraticável em computadores antigos, e nem precisaríamos recuar muito no tempo para delimitar esse marco.
Atualizar toda a infraestrutura de TI dentro de uma companhia é fundamental para manter a saúde dos negócios em dia. Se você decidir abrir mão desse investimento, estará jogando fora uma oportunidade única de se tornar verdadeiramente competitivo.
Nesse sentido, a adoção do outsourcing de impressão tem sido a escolha de muitas empresas que procuram uma parceria habilitada para implementar, dimensionar e adquirir uma infraestrutura adequada e alinhada com o objetivo de levar essas organizações ao funcionamento máximo de suas potencialidades.
Ao terceirizar seus serviços, você evitará a depreciação de equipamentos de informática. Poderá controlar a qualidade do que é produzido na sua companhia e ainda incentivar a aplicação de conhecimentos inovadores e tendências para ajudar o seu negócio a evoluir digitalmente. Além disso, terá condições de assegurar a disponibilidade dos sistemas, já que as falhas no ritmo das operações serão reduzidas.
Se você se convenceu da importância de manter os equipamentos de informática da sua empresa sempre atualizados, entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções de outsourcing!
O post QUAIS OS PROBLEMAS CAUSADOS PELA DEPRECIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA? apareceu primeiro em Blog | Premier do Brasil.
Source: Blog Posts